Devido a pandemia do novo coronavírus, a maioria dos estudantes brasileiros estão sem aulas presenciais desde março deste ano, gerando um dos grandes desafios da educação na atualidade: o ensino à distância.
Pensando em ajudar pais e alunos nessa interação familiar que é fundamental para que as atividades pedagógicas sejam de fato realizadas, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) criou um Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota, para ajudar as redes públicas de ensino nesta etapa, incluindo a comunicação com as famílias.
O material é gratuito e traz informações detalhadas sobre como estabelecer uma comunicação eficiente com os familiares e responsáveis dos alunos, que deve ser feito através de canais de comunicação como lives, rádios comunitárias, carros de som, e etc. Além disso, também destaca a importância de estabelecer um contato direto com os pais, que pode até mesmo ser feito por aplicativos de mensagens como WhatssApp.
Esses e outros pontos abordados pelo guia foram criados a partir de uma pesquisa feita em mais de 3 mil secretarias de educação do país, liderado pelo CIEB em parceria com o Consed, Undime e Fundação Lemann.
Também foi sistematizada sete estratégias de aprendizagem remota e desenvolvida uma ferramenta de seleção de estratégias de aprendizagem remota para ajudar os gestores, que foram importantes na criação do guia.
Segundo uma pesquisa recente do Datafolha, 24% dos alunos das escolas municipais e estaduais do Brasil não estão realizando as atividades pedagógicas em casa, e a justificativa de 40% dos pais desses alunos para esse quadro, é da falta de comunicação das escolas. Outra parcela significativa, 38% dos responsáveis, disse não saber o motivo dos filhos não estarem estudando.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuva